terça-feira, 15 de setembro de 2009



DIFÍCIL SER TRANSPARENTE

Às vezes, fico me perguntando porque é tão difícil ser transparente?Costumamos acreditar que ser transparente é simplesmente ser sincero, não enganar os outros.Mas ser transparente é muito mais do que isso.É ter coragem de se expor, de ser frágil, de chorar, de falar do que a gente sente...Ser transparente é desnudar a alma,é deixar cair as máscaras, baixar as armas, destruir os imensos e grossos muros que nos empenhamos tantopara levantar...Ser transparente é permitir que toda a nossa doçura aflore, desabroche, transborde!Mas infelizmente, quase sempre,a maioria de nós decide não correr esse risco.Preferimos a dureza da razão à leveza que exporia toda a fragilidade humana.Preferimos o nó na garganta às lágrimas que brotam do mais profundo de nosso ser...Preferimos nos perder numa busca insana por respostas imediatas à simplesmente nos entregar e admitir que não sabemos, que temos medo!Por mais doloroso que seja ter de construir uma máscara que nos distancia cada vez mais de quem realmente somos, preferimos assim:manter uma imagem que nos dê a sensação de proteção... E assim, vamos nos afogando mais e mais em falsas palavras, em falsas atitudes, em falsos sentimentos.Não por sermos pessoas mentirosas, mas apenas porque nos perdemos de nós mesmos e já não sabemos onde está nossa brandura,nosso amormais intenso e não-contaminado.Com o passar dos anos, um vazio frio e escuro nos faz perceber que já não sabemos dar e nem pedir o que de mais precioso temos a compartilhar, doçura, compaixão... a compreensão de que todos nós sofremos,nos sentimos sós, imensamente tristes e choramos baixinho antes de dormir, num silêncio que nos remete a uma saudade desesperada de nós mesmos... daquilo que pulsa e grita dentro de nós,mas que não temos coragem de mostrar àqueles que mais amamos!Porque, infelizmente, aprendemos que é melhor revidar, descontar,agredir, acusar,criticar e julgar do que simplesmente dizer:"você está me machucando... pode par"você está me machucando... pode parar, por favor?".Porque aprendemos que dizer isso é ser fraco, é ser bobo, é ser menos do que o outro.Quando, na verdade, se agíssemos com o coração, poderíamos evitar tanta dor, tanta dor...Sugiro que deixemos explodir toda a nossa doçura!Que consigamos não prender o choro, não conter a gargalhada, não esconder tanto o nosso medo,não desejar parecer tão invencível.Que consigamos não tentar controlar tanto, responder tanto, competir tanto, que consigamos docemente viver, sentir, amar...E que você seja não só razão, mas também coração, não só um escudo, mas também sentimento. Seja transparente,apesar de todo o risco que isso possa significar.

DEIXE A LÁGRIMA ROLAR



DEIXE A LÁGRIMA ROLAR

Quando sentir vontade de chorar, chore!Deixe a lágrima rolar! Qual adulto, idoso, criança, pode se gabar de não ter sentido um dia a necessidade de colo?Quem atira a primeira pedra? Por mais que sejamos fortes, não podemos fugir às tempestades da vida.São as decepções, as perdas ou simplesmente nossas expectativas que não são correspondidas que nos fazem, independente da nossa idade ou situação, nos faz sentir pequenos o bastante para desejarmos colo. E nem sempre é fácil admitir isso.Homens não choram? Choram sim! Mulheres choram fácil demais? Elas se fazem duronas também. As crianças choram à toa. Todo mundo chora. Pelo menos todo mundo precisa chorar nem que seja uma vez ou outra para aliviar a alma, para diminuir o peso do cansaço e da solidão.O choro é sempre um sinal de apelo.E um sinal que sempre encontra um bom samaritano no seu caminho. Difícil resistir a alguém que chora! É quando olhamos para alguém que vemos os olhos marejados...que sentimos que esse alguém precisa de colo; nem sempre de palavras, mas colo, sempre. Colo que pode representar um abraço mudo e apertado, um olhar compreensivo, um aperto de mão... nada toca mais nossa alma do que olhar nos olhos de alguém que chora. E nada toca tanto alguém que chora quanto sentir a presença de alguém que o compreende.E nas lágrimas que rolam, rola a tristeza, a insatisfação, o tédio,a dor, as dúvidas e medos. A alma fica lavada. Por isso chorar alivia. Por isso chorar dá sono. Quando acordamos depois de termos chorado, nos sentimos mais leves, nos sentimos prontos para encarar um novo dia, uma nova situação. Então... quando sentir vontade, não se contenha!Peça colo, peça ombro...Deixe a lágrima rolar! Ser forte não é ser durão ou durona!Ser forte é ser capaz de se reconhecer frágil e saber que dará a volta para Ser forte é ser capaz de se reconhecer frágil e saber que dará a volta por cima! Ser forteé saber que as marés podem ser altas ou baixas, mas que apesar de tudo as ondas nunca desistem do sonho de beijar a areia. E elas beijam sempre...


ACENDA A SUA ESTRELA, É HORA DE BRILHAR

Todas as pessoas trazem consigo estrelas que a vida concede. Estrelas de brilhar, estrelas de crescer, estrelas de encontrar o caminho do sonho que se persegue.Saber reconhecer os brilhos e as estrelas é o nosso destino. Há quem se encante com o brilho de estrelas que não são suas e se perde.Há quem deseje o brilho de outra mais distante e por isso passa quase todo o tempo como passageiro, nas estações, à espera de um comboio para lugar nenhum. Aceitar as estrelas que trazemos é o que faz a diferença entre o que queremos ser e o que verdadeiramente somos. Brilhar é acreditar na força que elas têm, desvendar seus mistérios, e aí então deixar que suas luzes entrem alma adentro. Que carregar as estrelas seja como conduzir um candeeiro, para que, onde quer que se vá, longe, alto, possam os outros perceber a claridade.Esse é o desejo: uma felicidade intensa hospedada definitivamente no nosso coração, como estrelas na palma das mãos a iluminar os caminhos.

A liberdade



A liberdade

A liberdade é o mais lindo presente que Deus deu ao homem,o que lhe custou mais caro: a morte de seu filho.Por amor e para o amor, Deus quer o homem autenticamente livre.A maioria dos homens pensa ser livre quando pode dizer:"Eu faço o que quero", isto é:Não tenho algemas nas mãos, nenhuma coação física me tolhe, posso satisfazer todos os meus instintos,nada nem ninguém me segura.Essa é a liberdade do animal selvagem, mas não a do homem,ainda menos a do Filho de Deus.Mesmo se você estiver estendido sobre uma camacompletamente paralisado.Mesmo se você for prisioneiro, no fundo de umacela de condenado à morte, se você quiser,pode continuar livre, porque sua liberdade de homemnão se situa no nível de seu corpo, mas no do seu espírito.Se você quiser ser livre, é preciso que lute contra si mesmo,é preciso que você conquiste a "sua" liberdade.A verdadeira liberdade é a possibilidade que você tem,uma vez desapegado de tudo e senhor de si mesmo,de escolher e seguir sempre o caminho do BEM"

A importância de ser você mesmo



A importância de ser você mesmo

Certo dia, um Samurai, que era um guerreiro muito orgulhoso,veio ver um Mestre Zen.Embora fosse muito famoso, ao olhar o Mestre,sua beleza e o encanto daquele momento,o samurai sentiu-se repentinamente inferior.Ele então disse ao Mestre:- "Por quê estou me sentindo inferior?Apenas um momento atrás, tudo estava bem.Quando aqui entrei, subitamente me senti inferiore jamais me sentira assim antes.Encarei a morte muitas vezes,mas nunca experimentei medo algum.Por quê estou me sentindo assustado agora?"O Mestre falou:- "Espere. Quando todos tiverem partido, responderei."Durante todo o dia, pessoas chegavam para ver o Mestre,e o samurai estava ficando mais e mais cansado de esperar.Ao anoitecer, quando o quarto estava vazio,o samurai perguntou novamente:- "Agora você pode me responder por que me sinto inferior?"O Mestre o levou para fora. Era um noite de lua cheiae a lua estava justamente surgindo no horizonte.Ele disse:- "Olhe para estas duas árvores, a árvore altae a árvore pequena ao seu lado.Ambas estiveram juntas ao lado de minha janela durante anose nunca houve problema algum.A árvore menor jamais disse à maior"Por quê me sinto inferior diante de você?Esta árvore é pequena e aquela é grande - este é o fato,e nunca ouvi sussurro algum sobre isso."O samurai então argumentou:- "Isto se dá porque elas não podem se comparar."E o Mestre replicou:Então não precisa me perguntar. Você sabe a resposta.Quando você não compara, toda a inferioridadee superioridade desaparecem.Você é o que é e simplesmente existe. Um pequeno arbustoou uma grande e alta árvore, não importa, você é você mesmo.Uma folhinha da relva é tão necessária quanto a maior das estrelas.O canto de um pássaro é tão necessário quanto qualquer Buda,pois o mundo será menos rico se este canto desaparecer.Simplesmente olhe à sua volta.Tudo é necessário e tudo se encaixa.
É uma unidade orgânica, ninguém é mais alto ou mais baixo,ninguém é superior ou inferior.Cada um é incomparavelmente único.Você é necessário e basta.Na Natureza, tamanho não é diferença.Tudo é expressão igual de vida.

Coração vazio



Coração vazio

Não tenho mais coraçãoNão mais creio no amorE estou longe daquilo que já fuiE mais distante aindaDaquilo que um dia sonhei serAgora, não mais me reconheçoNem quero julgar se mereçoA tragédia que sobre mim recaiSei somente que há uma pedraQue quase pulsa dentro de mimUm bloco de gelo e mármoreDe aço maciço inoxidávelSofrido, inumano, empedernidoIntangível e intocávelMas que ainda urra de dorRecheado de ódioAtravés do qualO sangue, em vão inacessível,Teima em tentar passar.Hoje andei pelas ruasComo um bêbadoDesesperado e sem rumoOs olhos repletos de lágrimasE para não demonstrar fraquezaEu me esforceiPara que não escorressemConstrangedoramente pelas facesQuando, em verdadeEm somente queria gritarA todo pulmão– Por favor, me ajudem:Preciso de um amigo,Uma palavraMas eu estava sóEm meio a milhares de pessoasE para não parecer um loucoEngoli meu choroE me agarrei ainda maisÀ minha solidão.

Laços Eternos



Laços Eternos
Hoje, ao atender o telefone que insistentemente exigia atenção,o meu mundo desabou.Entre soluços e lamentos, a voz do outro lado da linhame informava que o meu melhor amigo,meu companheiro de jornada, meu ombro camarada,
havia sofrido um grave acidente,vindo a falecer quase que instantaneamente.Lembro de ter desligado o telefone,e caminhado a passos lentos para meu quarto, meu refugio particular.As imagens de minha juventudevieram quase que instantaneamente a mente.A faculdade, as bebedeiras, as conversas em volta da lareiraaté altas horas da noite, os amores não correspondidos,as confidencias ao pé do ouvido, as colas,a cumplicidade, os sorrisos...AHHHHH... os sorrisos....Como eram fáceis de surgir naquela época.Lembrei da formatura, de um novo horizonte surgindo...das lágrimas e despedidas,e principalmente, das promessas de novos encontros.Lembro perfeitamente de cada feição do melhor amigoque já tive em toda a vida: em seus olhos a promessade que eu nunca seria esquecida. E realmente, nunca fui.Perdi a conta das vezes em queele carinhosamente me ligavaquando eu estava no fundo do poço. Ou das mensagens - que nunca respondi -que ele constantemente me enviava,enchendo minha caixa postal eletrônica de esperançase promessas de um futuro melhor.Lembro que foi o seu rosto preocupadoque vi quando acordei deminha cirurgia para retirada do apêndice.Lembro que foi em seu ombroque chorei a perda de meu
amado pai.Foi em seu ouvido que derrameias lamentações do noivado desfeito.Apesar do esforço para vasculhar minha mente,não consegui me lembrar de uma só vezem que tenha pego o telefone para ligare dizer a ele o quanto era importante para mimcontar com a sua amizade.


Afinal, eu era uma
mulher muito ocupada.Eu não tinha tempo.Não lembro de uma só vez em que me preocupei de procurar um texto edificante e enviar para ele,ou qualquer outro amigo,com o intuito de tornar o seu dia melhor.Eu não tinha tempo.Não lembro de ter feito qualquer tipo de surpresa, como aparecer de repente com uma garrafa de vinhoe um coração aberto disposto a ouvir.Eu não tinha tempo.Não lembro de qualquer dia em queeu estivesse disposta a ouvir os seus problemas.Eu não tinha tempo. Acho que eu nunca sequer imaginei que ele tinha problemas.Não me dignei a reparar que constantementemeu amigo passava da conta na bebida.Achava divertido o seu jeito bêbado de ser.Afinal, bêbado ou não ele erauma ótima companhia para mim.Só agora vejo com clareza o meu egoísmo.Talvez - e este talvez vai me acompanhar eternamente- se tivesse saído de meu pedestal egocêntricoe prestado um pouco de atenção e despendido um pouquinho do meu sagrado tempo,meu grande amigo não teria bebido até não agüentar maise não teria jogado sua vida fora ao perder o controlede um carro que com certeza,não tinha a mínima condição de dirigir.Talvez, ele, que sempre inundou o meu mundocom sua iluminada presença,estivesse se sentindo sozinho.Até mesmo as mensagens engraçadasque ele constantemente deixavaem minha secretaria eletrônica,poderiam ser seu jeito de pedir ajuda.Aquelas mesmas mensagens que simplesmenteapaguei da secretaria eletrônica,jamais se apagarão da minha consciência. Estas indagações que inundam agorao meu ser nunca mais terão resposta.A minha falta de tempo me impediu de respondê-las. Agora, lentamente escolho uma roupa preta- digna do meu estado de espírito e pego o telefone.Aviso o meu chefe de que não irei trabalhar hojee quem sabe nem amanha, nem depois...,pois irei tirar o dia para homenagearcom meu pranto a uma das pessoas que mais amei nesta vida.
Ao desligar o telefone, com surpresa eu vejo,entre lágrimas e remorsos, de que para isto,para acompanhar durante um dia inteiroo seu corpo sem vida, eu TIVE TEMPO!Descobri que se você não toma as rédeas da tua vidao tempo te engole e te escraviza.Trabalho com o mesmo afinco de sempre,mas somente sou "a profissional" durante o expediente normal.Fora dele, sou um ser humano.Nunca mais uma mensagem da minha secretaria eletrônicaficou sem pelo menos um "oi" de retorno.Procuro constantemente encher a caixa eletrônicados meus amigos com mensagens de amizade e dias melhores.Escrevo cartões de aniversario e de natal,sempre lembrando as pessoas de como elassão importantes para mim.Abraço constantemente meus irmãos e minha família,pois os laços que nos unem são eternos.Esses
momentos costumam desaparecer com o tempo, e todo o cuidado e pouco."

domingo, 13 de setembro de 2009

SAUDADE



SAUDADE
Trancar o dedo numa porta dói.Bater com o queixo no chão dói. Torcer o tornozelo dói.Um tapa, um soco, um pontapé, doem. Dói bater a cabeça na quina da mesa, dói morder a língua, dói cólica, cárie e pedra no rim.Mas o que mais dói é a saudade.Saudade de um irmão que mora longe. Saudade de uma cachoeira da infância.Saudade de um filho que estuda fora. Saudade do gosto de uma fruta que não se encontra mais.Saudade do pai que morreu, do amigo imaginário que nunca existiu. Saudade de uma cidade.Saudade da gente mesmo, que o tempo não perdoa. Doem essas saudades todas.Mas a saudade mais dolorida é a saudade de quem se ama.Saudade da pele, do cheiro, dos beijos. Saudade da presença, e até da ausência consentida.Você podia ficar na sala e ela no quarto, sem se verem, mas sabiam-se lá. Você podia ir para o dentista e ela para a faculdade, mas sabiam-se onde.Você podia ficar o dia sem vê-la, ela o dia sem vê-lo, mas sabiam-se amanhã.Contudo, quando o amor de um acaba, ou torna-se menor, ao outro sobra uma saudade que ninguém sabe como deter.Saudade é basicamente não saber. Não saber mais se ela continua fungando num ambiente mais frio. Não saber se ele continua sem fazer a barba por causa daquela alergia. Não saber se ela ainda usa aquela saia. Não saber se ele foi na consulta com o dermatologista como prometeu.Não saber se ela tem comido bem por causa daquela mania de estar sempre ocupada; se ele tem assistido às aulas de inglês, se aprendeu a entrar na Internet e encontrar a página do Diário Oficial; se ela aprendeu a estacionar entre dois carros; se ele continua preferindo Malzbier; se ela continua preferindo Margarita; se ela continua sorrindo com aqueles olhinhos apertados;se ela continua dançando daquele jeitinho enlouquecedor; se ela continua cantando tão bem; se ela continua detestando o Mc Donald's; Se ele continua amando; Se ela continua a chorar até nas comédias. Saudade é não saber mesmo! Não saber o que fazer com os dias que ficaram mais compridos; Não saber como encontrar tarefas que lhe cessem o pensamento;Não saber como frear as lágrimas diante de uma música;Não saber como vencer a dor de um silêncio que nada preenche.Saudade é não querer saber se ela está com outro, e ao mesmo tempo querer.É não saber se ele está feliz, e ao mesmo tempo perguntar a todos os amigos por isso...É não querer saber se ele está mais magro, se ela está mais bela.Saudade é nunca mais saber de quem se ama, e ainda assim doer; Saudade é isso que senti enquanto estive escrevendo e o que você, provavelmente, sentiria se algum dia voce chegasse a ler...





A Força do Amor
Como qualquer mãe, quando Karen soube que um bebê estava a caminho, fez todo o possível para ajudar o seu outro filho, Michael, com três anos de idade, a se preparar para a chegada. Os exames mostraram que era uma menina, e todos os dias Michael cantava perto da barriga de sua mãe.Ele já amava a sua irmãzinha antes mesmo dela nascer. A gravidez se desenvolveu normalmente. No tempo certo, vieram as contrações. Primeiro, a cada cinco minutos; depois a cada três; então, a cada minuto uma contração. Entretanto, surgiram algumas complicações e o trabalho de parto de Karen demorou horas. Todos discutiam a necessidade provável de uma cesariana. Até que, enfim, depois de muito tempo, a irmãzinha de Michael nasceu. Só que ela estava muito mal. Com a sirene no último volume, a ambulância levou a recém-nascida para a UTI neonatal do Hospital Saint Mary.Os dias passaram. A menininha piorava. O médico disse aos pais: "Preparem-se para o pior. Há poucas esperanças". Karen e seu marido começaram, então, os preparativos para o funeral.Alguns dias atrás estavam arrumando o quarto para esperar pelo novo bebê. Hoje, os planos eram outros. Enquanto isso, Michael todos os dias pedia aos pais que o levassem para conhecer a sua irmãzinha."Eu quero cantar pra ela", ele dizia. A segunda semana de UTI entrou e esperava-se que o bebê não sobrevivesse até o final dela.Michael continuava insistindo com seus pais para que o deixassem cantar para sua irmã, mas crianças não eram permitidas na UTI. Entretanto, Karen decidiu. Ela levaria Michael ao hospital de qualquer jeito. Ele ainda não tinha visto a irmã e, se não fosse hoje, talvez não a visse viva.Ela vestiu Michael com uma roupa um pouco maior, para disfarçar a idade, e rumou para o hospital.A enfermeira não permitiu que ele entrasse e exigiu que ela o retirasse dali. Mas Karen insistiu: "Ele não irá embora até que veja a sua irmãzinha!" Ela levou Michael até a incubadora. Ele olhou para aquela trouxinha de gente que perdia a batalha pela vida. Depois de alguns segundos olhando, ele começou a cantar, com sua voz pequenininha: "Você é o meu sol, o meu único sol. Você me deixa feliz mesmo quando o céu está escuro..." Nesse momento, o bebê pareceu reagir.A pulsação começou a baixar e se estabilizou. Karen encorajou Michael a continuar cantando. "Você não sabe, querida, quanto eu te amo. Por favor, não leve o meu sol embora..." Enquanto Michael cantava, a respiração difícil do bebê foi se tornando suave. "Continue, querido!", pediu Karen, emocionada.Outra noite, querida, eu sonhei que você estava em meus braços..." O bebê começou a relaxar. "Cante mais um pouco, Michael." A enfermeira começou a chorar. "Você é o meu sol, o meu único sol. Você me deixa feliz mesmo quando o céu está escuro... Por favor, não leve o meu sol embora..."No dia seguinte, a irmã de Michael já tinha se recuperado e em poucos dias foi para casa.O Woman's Day Magazine chamou essa história de "O milagre da canção de um irmão". Os médicos chamaram simplesmente de milagre.Karen chamou de milagre do amor de Deus.NUNCA ABANDONE AQUELE QUE VOCÊ AMA.O AMOR É INCRIVELMENTE PODEROSO.

Se Não Houver Amanha



Se Não Houver Amanha
Que dia lindo será o de amanhã!Eu ainda não sei se será ensolarado; talvez seja chuvoso e eu
Nem mesmo possa contemplar o brilho do sol, nem sentir seu calor.

Ainda assim eu tenho motivos para acreditar que será lindo.
Hoje eu pude caminhar pelas ruas da cidade e ver muitas pessoas.
Muitas delas passavam apressadas, mas ainda assim pude ver algo de
Especial em cada uma delas.

Dentre elas haviam pessoas brancas, negras, loiras, amarelas, pardas, orientais
E tantas outras; mas cada uma com sua peculiaridade.

Também vi pessoas que não podiam ver, que não podiam andar, não podiam falar;
Entretanto o que mais me chamou a atenção foram as pessoas que não queriam ver,
Nem andar, nem falar.
Como é triste ver pessoas que preferem não enxergar seu semelhante,
Nem mesmo entender o quão maravilhoso é o que cada uma tem a oferecer.
Como é triste ver pessoa que já esqueceram de sorrir e que carregam
No lugar do sorriso um misto de tristeza, amargura, desencanto e dor.
Então eu penso:
Como é triste deixar de ser criança e entrar neste mundo conturbado dos adultos?
Chega o momento em que obrigatoriamente eu tenho que ser adulto,
Mas nunca o momento que exija que eu deixe de ser criança.
Eu posso fazer com que o meu amanhã seja melhor se
Eu aprender ou reaprender a sorrir.
Se eu não tiver vergonha de ser criança, ainda que os meus dias
Não tenham sol, eu terei diante dos meus olhos o mais intenso brilho.

Ainda que não haja o calor do sol para aquecer meu corpo, eu serei aquecido
Pelo respeito, fraternidade, compreensão, amizade e dedicação do meu semelhante.
Assim eu posso dizer sem nenhum medo de errar:
Que dia lindo será o de amanhã!

O Poder do Afeto



O Poder do Afeto
A falta de tato para resolver conflitos e tratar de assuntos com pessoas que têm idéias opostas, tem sido responsável por muitos desentendimentos e dissabores nos relacionamentos. Por vezes, um problema que poderia ser facilmente resolvido, cria sérios rompimentos por causa da falta de jeito dos antagonistas. O afeto, usado com sabedoria é uma ferramenta poderosa, mas pouco usada pela maioria dos indivíduos. O mais comum tem sido a violência, a agressividade, a intolerância. Existem pessoas que não gostam de mostrar sua intimidade e se escondem sob um véu de sisudez, com ares de poucos amigos, na tentativa de evitar aproximações que deixem expostas suas fragilidades. São como os caramujos, os tatus, as tartarugas e outros semelhantes. Ao se sentirem ameaçados, escondem-se em suas carapaças naturais, e não deixam à mostra nenhuma de suas partes vulneráveis. A propósito, você já tentou alguma vez retirar, à força, de seu esconderijo, um desses animaizinhos? Seria uma tentativa fracassada, a menos que você não se importe em dilacerar o corpo do seu oponente. No caso da tartaruga, por exemplo, quanto mais você tentar, com violência, retirá-la do casco, mais ela irá se encolher para sobreviver. Mas, se você a colocar num lugar aconchegante, caloroso, que inspire confiança, ela sairá naturalmente. Assim também acontece com os seres humanos. Se em vez da força se usar o afeto, o aconchego, a ternura, a pessoa naturalmente de desarma e se deixa envolver. Às vezes a pessoa chega prevenida contra tudo e contra todos e se desarma ao simples contato com um sorriso franco ou um abraço afetuoso. Mas, se ao invés disso encontra pessoas também predispostas à agressão, ao conflito, as coisas ficam ainda piores. Como a convivência com outros indivíduos é uma realidade da qual não podemos fugir, precisamos aprender a lidar uns com os outros com sabedoria e sem desgastes. A força nunca foi e nunca será a melhor alternativa, além de causar sérios prejuízos à vida de relação. Portanto, criar relacionamentos harmônicos é uma arte que precisa ser cultivada e levada a sério. Mas para isso é preciso que pelo menos uma das partes o queira e o faça. E se uma das partes quiser, por mais que a outra esteja revestida de uma proteção semelhante à de um porco-espinho, ninguém sairá ferido e o relacionamento terá êxito. Basta lembrar dessa regra bem simples, mas eficaz: em vez da força, o afeto. E tudo se resolve sem desgastes. ............... De tudo o que fazemos na vida ficam apenas algumas lições: A certeza de que estamos todos em processo de aprendizagem... A convicção de que precisamos uns dos outros... A certeza de que não podemos deter o passo... A confiança no poder de renovação do ser humano. Portanto, devemos aproveitar as adversidades para cultivar virtudes. Fazer dos tropeços um passo de dança. Do medo um desafio. Dos opositores, amigos. E retirar, de todas as circunstâncias, lições para ser feliz.

IRMÃOS QUE JAMAIS VEREI



IRMÃOS QUE JAMAIS VEREI

Tenho irmãos que moram longe!Nunca verei a expressão de seus olhos,assim como eles jamais focarão em mim os seus olhares.Nunca sentirei o calor de seus abraços,nunca apertaremos nossas mãos, nunca enlaçaremos nossos braços.Nunca sentaremos num barzinho pra jogar conversa fora.Jamais faremos caminhadas pelas mesmas trilhas.Nunca tocarei nem cantarei para eles,assim como jamais os ouvirei tocando ou cantando para mim.Nunca deitaremos nossas cartas na mesa e nem falaremos das penosas cartas que a vida nos fez ocultar nas mangas.Nunca eles saberão de fato como é o meu cotidiano e nem eu saberei como eles são no seu dia-a-dia.Nunca riremos juntos por qualquer pequena ou grande alegria,nem estaremos juntos nas horas das nossas crises, angústias ou agonias.Sei que existem, que me amam e sentem a minha falta.Sei que eu os amo tanto, que neles me diluo!Eu os vejo todos os dias numa pequenina tela de ilusão:frágeis e irisadas libélulas que cá chegam nas asas de uma canção, prosa ou poema.(...) enquanto eu os alcanço todos os dias levando-lhes um tantinho do meu amor em meio às minhas sublimadas e subliminares mensagens que tomam forma de tudo, mas redundam sempre na mesma - e tão antiga – cantilena de
Amizade virtual,mas para mim muito real.

Há Momentos



Há Momentos
"Há momentos na vida em que sentimos tanto
a falta de alguém que o que mais queremos
é tirar esta pessoa de nossos sonhos
e abraçá-la.
Sonhe com aquilo que você quiser.
Seja o que você quer ser,
porque você possui apenas uma vida
e nela só se tem uma chance
de fazer aquilo que se quer.
Tenha felicidade bastante para fazê-la doce.
Dificuldades para fazê-la forte.
Tristeza para fazê-la humana.
E esperança suficiente para fazê-la feliz.
As pessoas mais felizes
não têm as melhores coisas.
Elas sabem fazer o melhor
das oportunidades que aparecem
em seus caminhos.
A felicidade aparece para aqueles que choram.
Para aqueles que se machucam.
Para aqueles que buscam e tentam sempre.
E para aqueles que reconhecem
a importância das pessoas que passam por suas vidas.
O futuro mais brilhante
é baseado num passado intensamente vivido.
Você só terá sucesso na vida
quando perdoar os erros
e as decepções do passado.
A vida é curta, mas as emoções que podemos deixar
duram uma eternidade.
A vida não é de se brincar
porque um belo dia se morre."
E nossa vida acaba simplesmente se
tornando simples momentos que poderão ser eterno

Meu nome é Felicidade,



Meu nome é Felicidade,
Faço parte da vida daqueles que tem amigos,pois ter amigos é ser Feliz.Faço parte da vida daqueles que vivemcercados por pessoas como você,pois viver assim é ser Feliz!Faço parte da vida daqueles que acreditamque ontem é passado, amanhã é futuroe hoje é uma dádiva,por isso chamado presente.Faço parte da vida daquelesque acreditam na força do Amor,que acreditam que para uma históriabonita não há ponto final.Eu sou casada, sabiam?Sou casada com o Tempo. Ah... O tempo é lindo!Ele resolve todos os problemas.Ele reconstrói corações, ele cura machucados,ele vence a Tristeza...Juntos, eu e o Tempo tivemos três filhos:A Amizade, a Sabedoria e o Amor.A Amizade é a filha mais velha.Uma menina linda, sincera, alegre.A Amizade brilha como o sol...A Amizade une pessoas,pretende nunca ferir, sempre consolar.A do meio é a Sabedoria...culta, íntegra,sempre foi mais apegada ao Pai, o Tempo.A Sabedoria e o Tempo andam sempre juntos!O caçula é o Amor.Ah! como esse me dá trabalho!É teimoso, às vezes só quer morar em um lugar...Eu vivo dizendo:Amor, você foi feito para morar em dois corações,não em apenas um...O Amor é complexo, mas é lindo, muito lindo!Quando ele começa a fazer estragoseu chamo logo o pai dele, o Tempo...e aí o Tempo sai fechando todas as feridas que o Amor abriu!Uma pessoa muito importante me ensinou uma coisa...Tudo no final sempre dá certo,se ainda não deu, é porque não chegou o final.Por isso, acredite sempre na minha família!Acredite no Tempo, na Amizade,na Sabedoria e principalmente no Amor...Aí, com certeza um dia, eu, a Felicidade,baterei à sua porta ! Tenha Tempo para os Sonhos...Eles conduzem sua carruagem para as Estrelas!

quinta-feira, 10 de setembro de 2009

VIVER DESPENTEADA



VIVER DESPENTEADA


Hoje aprendi que é preciso deixar que a Vida te despenteie, por isso decidi aproveitar A vida com mais intensidade…O mundo é louco, definitivamente louco…O que é gostoso, engorda. O que é lindo, custa caro.O sol que ilumina o teu rosto enruga.E o que é realmente bom dessa vida, Despenteia…- Fazer amor, despenteia.- Rir às gargalhadas, despenteia.- Viajar, voar, correr, entrar no mar, Despenteia.- Tirar a roupa, despenteia.- Beijar à pessoa amada, despenteia.- Brincar, despenteia.- Cantar até ficar sem ar, despenteia.- Dançar até duvidar se foi boa idéia colocar Aqueles saltos gigantes essa noite, deixa seu Cabelo irreconhecível…Então, como sempre, cada vez que nos Vejamos eu vou estar com o cabelo Bagunçado…Mas pode ter certeza que estarei passando pelo momento mais feliz da minha vida.É a lei da vida: sempre vai estar mais Despenteada a mulher que decide ir no Primeiro carrinho da montanha russa, Que aquela que decide não subir.Pode ser que me sinta tentada a ser uma Mulher impecável, toda arrumada por dentro E por fora.O aviso de páginas amarelas deste mundo Exige boa presença:Arrume o cabelo, coloque, tire, compre, Corra, emagreça, coma coisas saudáveis, Caminhe direito, fique séria…E talvez deveria seguir as instruções, mas Quando vão me dar a ordem de ser feliz?Por acaso não se dão conta que para ficar Bonita eu tenho que me sentir bonita…A pessoa mais bonita que posso ser!O único que realmente importa é que ao me Olhar no espelho, veja a mulher que devo ser.Por isso, minha recomendação a todas as Mulheres:Entregue-se, Coma coisas gostosas, Beije, Abrace, dance, apaixone-se, relaxe, viaje, Pule, durma tarde, acorde cedo, Corra,Voe, Cante, arrume-se para ficar linda, Arrume-se para ficar confortável.Admire a paisagem, aproveite, e acima de Tudo, deixa a vida te despentear!! !!O pior que pode passar é que, rindo frente ao Espelho, você precise se pentear de novo...

Todo sonho...



Todo sonho...
Todo sonho tem um preço.Se você quiser ser músico de verdade, o preço é a dedicação ao estudo das notas, da sonoridade, da composição, da busca da perfeição.Se o seu sonho é pintar, o preço é conhecer as cores, os pincéis, as técnicas de luz e perspectiva, é arriscar, fazer e refazer.Se o seu sonho é ser comerciante, o preço é a dedicação quase que integral ao negócio, são finais de semana atrás do balcão, horas sobre as contas, dias e dias convencendo clientes.Se o seu sonho é formar-se na faculdade, o preço é o estudo, as horas de sono, mensalidades, livros, trabalhos em equipe, locomoção e muita perseverança para não apenas formar-se, mas tornar-se um profissional de fato.Se o seu sonho é o casamento, o preço é a divisão das horas, é ceder espaço na sua vida, aceitar comportamentos nem sempre tão agradáveis, ter regras para o que antes não havia, ceder, ceder e compreender.Se o seu sonho é a maternidade ou paternidade, o preço é a renúncia de algumas horas, de alguns prazeres, de dedicação quase que integral ao novo ser que será confiado a sua guarda.Se o seu sonho é ser feliz, o preço é a dedicação ao seu bem estar, no acreditar na sua infinita capacidade de construir, de recomeçar sempre que um problema lhe derrubar. Ser feliz é um exercício diário de otimismo, que cobra um preço razoável de cada um, não aceita pechinchas e nem oferece descontos, é preciso saber viver com intensidade para ser feliz.Qual é o seu sonho? Qual é o preço que você está disposto à pagar?Qual é o esforço que você tem feito para sair do sonho e caminhar em direção á realização? Você está disposto realmente a pagar o preço pedido? É capaz de dedicar-se, renunciar e até sacrificar-se em nome do sonho?Qual é o seu sonho? Seja qual for, ele pode cobrar bem menos do que você imagina, se você realmente tiver prazer em realizá-lo, se for realmente o seu desejo, e não apenas um capricho. Os sonhos que nascem da alma sonhadora, tem em si o desejo de vida melhor e levam pelo ar, esperança e alegria, paz e certeza de dias melhores.